topo
linha2

Fotogaleria

 
» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » Lojas de produtos açorianos em Lisboa

 

Lojas de produtos açorianos em Lisboa

 

Aqui em Lisboa, pode ver e apreciar espaços de verdadeira divulgação dos nossos empresários e dos nossos produtos genuínos, já que aqueles, se forem empreendedores, muito mais poderão usufruir …
Na Rua Elias Garcia 57, uma perpendicular à Avenida da República situada entre o Saldanha e o Campo Pequeno, está o ESPAÇO-LOJA patrocinado pelo governo dos Açores, amplo, bem enquadrado no meio lisboeta, com múltiplas funções: Espaço RIAC, Loja de Turismo, venda de produtos açorianos e ao fundo uma acolhedora sala de estar. Aqui, em relação à nossa ilha, entre os diversos produtos à venda, encontramos as bebidas alcoólicas típicas do Pico: vinho verdelho licoroso CZAR, em lugar de destaque como bem merece; Aguardentes várias d'A Buraca, a diversificada produção da empresa Curral Atlantis e, naturalmente, toda a variada gama da Cooperativa Vitivinícola. Também lá encontrámos o queijo e a manteiga da Picolaze, do consórcio de lacticínios LACTOPICO. Já no outro espaço à Rua de São Julião 58, em plena baixa pombalina, próximo do Terreiro do Paço, propriedade das associações de desenvolvimento local dos Açores que regem, nesta área específica, os fundos comunitários do FEOGA-ORIENTAÇÃO - onde se insere a ADELIAÇOR, das ilhas de S. Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo - encontrámos uma funcionária açoriana com excelente conhecimento de todos os produtos e da maneira como os mesmos lá chegam. Assim, fomos informados que, quase todas as semanas, à 5ª feira, têm à venda a massa sovada e os bolos lêvedos, fresquíssimos, promovendo também semanas temáticas, tanto quanto possível, sendo que a próxima será dedicada à D.ª Pimenta, claro que a micaelense, mas que também é nossa...

.
Rui Pedro Ávila em frente à Loja de produtos açorianos

Lá encontrámos novamente a variada gama de produtos da Cooperativa Vitivinícola e da empresa Curral Atlantis, mas já lá não encontrei o verdelho licoroso CZAR e embora nos tenham dito que há semanas atrás, tiveram à venda queijo de S. João, agora apenas vislumbrámos o Império do Pico, mal identificado, já que a embalagem dizia ser da Praia da Vitória, quando julgo que o mesmo, ainda e talvez agora, é produzido no Arrife, Ribeiras, mas da Lactopico tudo estava esgotado (?), acrescento que a carne certificada era da Federação Agrícola dos Açores, se bem vi, já que quanto à carne certificada do Pico, não a vi… mas nunca é tarde para a divulgarmos…
O recanto de leitura tem livros interessantes: Vinhos e Manjares, de Viana de Oliveira e Manuel Garcia e outros mais, designadamente sobre a observação de baleias, percursos pedrestes, ou mergulho
A música ambiente é genuinamente açoriana, de todas as ilhas e podemos apreciar imagens em vídeo dos mais apelativos programas de animação turística, em simbiose idílica e harmoniosa com as extasiantes paisagens das nossas ilhas.
Certo é que todos os produtores, devidamente qualificados e certificados, não desprestigiando a nossa Terra Açoriana e (indubitavelmente a Picoense), poderão lá apresentar a sua melhor produção.
Abertas recentemente, estas lojas de produtos açorianos deverão servir para que os nossos empresários e exportadores por lá divulguem os nossos produtos de qualidade, nas mais diversas áreas. Só assim se justifica a aplicação de fundos comunitários destinados às nossas ilhas, nesta aquisição de espaços comerciais em Lisboa.
Já quanto à iniciativa do Governo Regional, está prometida a abertura de uma rede de 12 Lojas Açores nas principais cidades, já a começar pelo Porto e Funchal.
Este é o tempo dos audazes e nós, os picoenses, sempre tivemos orgulho nisso...

 

  

Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007